terça-feira, 10 de abril de 2012

Hanseníase


A hanseníase persiste no Brasil até os dias de hoje. Embora os casos sejam cada vez menos frequentes, e o fato de estar quase extinta nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, ainda há uma detecção maior de casos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.
Há a atuação do Programa Nacional de Controle da Hanseníase (PNCH), que busca, em conjunto a outros órgãos de saúde pública diminuir a ocorrência da doença no território nacional.

O Brasil, segundo estudo de tendência realizado por Penna, 2008 (http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/postertrend.pdf), apresenta tendência decrescente, estatisticamente significativa no tempo para as séries temporais de coeficientes de detecção. Entretanto, no período de 1990 a 2008, esse coeficiente oscilou entre 20,0/100.000 habitantes em 1990 e 29,4/100.000 habitantes em 2003, apresentando classificação “muito alta”, segundo parâmetros oficiais. Porem, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste ainda mantêm taxas em patamares muito elevados[1].

O índice de cura é alto, mas o combate necessita de ser acirrado, principalmente em regiões mais afetadas pela doença que, se não for tratada, trás consequências assombrosas para o doente, tanto no nível de saúde, como no nível social.
É uma batalha que vem sendo lutada, e ganha a cada dia pelo Brasil.

Por: Gabriel Spínola



[1] MINISTÉRIO DA SAÚDE, Hanseníase no Brasil - Dados e indicadores selecionados. 1 ed. 2009: Brasília

Um comentário:

  1. É triste ainda haver casos dessa doença em nosso país. É uma doença que já deveria há muito ter sido eliminada.

    ResponderExcluir