quarta-feira, 11 de abril de 2012

ENTENDENDO O CRACK


   O crack é produzido a partir da cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água, gerando um composto, que pode ser fumado ou inalado. O nome "crack" vem do barulho que as pedras fazem ao serem queimadas durante o uso da droga. O usuário queima a pedra em cachimbos improvisados, como latas de alumínio os tubos de PVC, e aspira a fumaça. 
        O CAMINHO E AS CONSEQUÊNCIAS DA DROGA NO ORGANISMO
  A fumaça tóxica do crack atinge o pulmão, vai à corrente sanguínea e chega ao cérebro. É distribuída pelo organismo por meio da circulação sanguínea e, por fim, a droga é eliminada pela urina. Sua ação no cérebro é responsável pela dependência. 
  Algumas das principais consequências do uso do crack são: doenças pulmonares; algumas doenças psiquiátricas como psicose, paranoia e alucinações; e doenças cardíacas.
   A consequência mais notória é a agressão ao sistema neurológico, provocando oscilação de humor e problemas cognitivos, ou seja, na maneira como o cérebro percebe, aprende, pensa e recorda as informações. Isso leva o usuário a apresentar dificuldades de raciocínio, memorização e concentração.






CAPS: Centro de Atenção Psicossocial/ (ad): Álcool e Drogas
ESF: Estratégia de Saúde da Família


                         
                                                   Por: Eulália Mota


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. De fato, o crack é uma das piores drogas disponíveis. A facilidade com a qual se vicia é impressionante, assim como os males que causa à saúde.

    ResponderExcluir