segunda-feira, 9 de abril de 2012

Brasil registra queda de 62% nos casos de dengue no início do ano

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo: a cada ano, cerca de 20 mil pessoas morrem em consequência dessa doença. No Brasil, ela é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti fêmea, portadora do vírus dessa doença.
Uma pessoa que ja teve dengue se torna imune so o tipo de dengue que provocou a doença, mas existe o risco de se infectar novamente pelos outros três. A transmissão só ocorre da forma que foi mencionada: não existe a possibilidade de uma pessoa portadora passar dengue para outro indivíduo.
O número de casos de dengue no Brasil reduziu em 62% de 1º de janeiro a 11 de fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 40,4 mil. Segundo o Ministério da Saúde, o resultado se deve às ações de prevenção e controle da doença desenvolvidas em todo o país.
Mas em alguns estados teve aumento dos casos da doença, como Tocantins, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. Dos 536 municípios avaliados, 356 apresentam alta presença do mosquito transmissor. A Bahia lidera em número de cidades com maior chance de surto da doença. São 23 dos 91 estados que mais preocupam o Gorverno Federal. Para estas regiões, a destinação de recursos será 20% maior. O Ministério da Saúde informa que em todos os anos os indices de dengue são maiores de janeiro a maio.

Por: Igor Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário